domingo, 2 de novembro de 2008

AUTONOMIA

O que é autonomia? Autonomia significa ser governado por si mesmo, tomar suas próprias decisões o oposto de heteronomia que significa ser governado por outra pessoa.
Uma criança com poucos anos de vida pode ser considerada heterônoma, afinal ela é dependente de um adulto em todos os aspectos de sua vida,sem o auxilio e governo de um adulto ela dificilmente sobreviveria, mas essa heteronomia tanto moral quanto intelectual se dissipa ao longo dos anos de amadurecimento e experiência de vida, e ela então se torna um ser autônomo. Será?
Vamos então falar do nosso país onde podemos talvez falar com mais propriedade. Uma nação que assiste as noticias da televisão muitas vezes falhas, sem bases fundamentadas e acredita como sendo a absoluta verdade, bem como se a televisão, um grande jornal, ou revista fosse o formador da Sua opinião, um povo que sofre diariamente as más condições de saúde, de transporte público, de educação sem se mover para fazer diferente como se esperasse a intervenção sempre de alguém (será o adulto?) para resolver seus problemas, que se depara com a realidade de constantes escândalos políticos sem tomar qualquer tipo de iniciativa. Um povo que assiste à tudo como mero expectador podendo ser o protagonista. Será esse um povo, uma nação autônoma? Talvez a resposta seja não. Onde está então o problema?
Se um bebê em seus primeiros anos de vida é heterônomo o que é preciso fazer para que ele se torne autônomo? Deixa-lo desde pequeno responsável por pequenas decisões e atitudes e deixa-lo se deparar com as conseqüências dessas ações, será que é feito isso com nossas crianças? Vemos escolas e professores que tolhem a criatividade de seus alunos que reforçam a heteronomia com punições sem reciprocidade que apenas os ensinam a calcular com mais precisão como fazer algo errado sem ser pego da próxima vez (não será o caso dos nossos políticos?) ou ensinam a apenas a abaixar a cabeça para tudo e se tornar um eterno conformista que sempre espera o outro pensar por ele (não é esse o nosso povo?) Escolas que inconscientemente impedem seus alunos de desenvolveram a autonomia, utilizando-se de prêmios, recompensas e castigos para impor as regras e padrões dos adultos.
A autonomia é tanto moral quanto intelectual, é a capacidade de pensar logicamente, mas ela não é inata precisa ser estimulada constantemente, precisa ser entendida como algo essencial ao ser humano e objetivo da educação, uma educação que visa mudanças para seu povo, seu país, mas que só irá acontecer quando mudarem-se as bases e aí será possível mudar o todo.


Rebeca Bessa

4 comentários:

Fê DeLira disse...

O Fato de estarmos necessariamente dependedentes de tudo ao nosso redor..não nos deixa autonomos completamente?
..o Brasil é tão dependente dos outros que passam sempre uma idéia errada de igualdade num é?
LEgal ...gostei do artigo

Anônimo disse...

A tempos penso que o importante e mais eficiente pra sanar este ciclo doentio, eh realmente investindo nas crianças... naum temos mais como forçar alguem que jah tem sua consciencia formada a enxergar oq tah bem na frente dela, qdo ela prefere se resignar e se alienar ou quando muito apelar pra auto-comiseraçao.
Parece ser o mais adequado pra uma boa formaçao do individuo/cidadão, uma abordagem a partir de suas fases na infancia, alimentando a curiosidade e o espirito crítico. Admito que naum tenho nenhuma ideia sistematizada sobre isso, mas adoraria discutir sobre, rsss...
Poderiamos começar simplesmente parando de dizer com impaciência coisas como: Por que sim, por que não, por que é assim, é pq é... e deixar nossas crianças buscarem as respotas, ou encontra-las com eles!!

Unknown disse...

"Autonomia"

Simplismente se olharmos para dentro de nós mesmos,iremos perceber que:a cada dia surge uma nova vida.cheia de amor,ternura,inteligência,e sonhos a serem realizados e projetos a serem cumpridos....
Nossas perspectivas de vida,nos levam a refletir melhor:Sendo assim mostrando-nos a realidade de qual a importância de ter integridade na vida.Afinal >INTEGRIDADE :é fazer o que você diz que irá fazer; é cumprir as promessas que faz a si mesmo,é acreditar que vc ñ é pior que ninguém .é seguir de cabeça erguida,é sonhar e realizar seus objetivos,é ter um bom pensamento contínuo e absoluto a seu respeito,trabalhar em equipe....
E tbm conta muito o seu marketing pessoal:
O "Marketing Pessoal" hoje, é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.

"Esse foi meu comentário pessoal"

LENBRE-SE:"O sucesso nunca é garantido ,mais o fracasso nunca é definitivo"

ASS:Daniel

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.