sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sobre a violência e a anestesia social

Naturalmente. É assim que se reage hoje a atos de violência cada vez mais devastadores.

Tanto se vê na TV, e nos noticiários, internet e conversas de mesa de bar, que um assassinato ou mais um ato hediondo se equipara simplesmente a um jogo de futebol, somente por vezes podendo competir em audiência com o final de uma novela das oito, como no caso do jovem de Santo André, e antes disso a pequenina morta na queda da janela. Atualmente fica difícil pontuar qual o último ato que se supera em crueldade e ignomínia. Se fossemos citar precisaríamos de mais linhas do que realmente me disponho a escrever sobre tal sordidez.

Nessa proporção, podemos ver que em pouco tempo precisarão ocorrer fatos que se equiparem com o próprio Holocausto para que a sociedade se de conta de sua auto-seleção natural, onde os mais fracos, nesse caso financeiramente, serão( ou estão sendo) as grandes vitimas.

E todo esse processo de cegueira saramaga, eh resultado do bombardeio maciço de noticias moldadas, programas inescrupulosos e atrações alienantes responsáveis pela massificação da população e que estão sempre presentes em nosso dia-a-dia... Os meios de comunicação, cujo comando eh encabeçado pela Televisão, tem o papel de atenuar todas as misérias e todos os dramas do ser humano, para que o cidadão possa ter sua consciência “amaciada” e trate tais mazelas com mais naturalidade.

Diga-me você o quanto te choca ver um corpo morto jogado no chão de uma rua, no momento em que você diminui a velocidade do carro pra ver a merda, ou qdo se joga sob a pessoa que esta sentada perto da janela do ônibus em que você esta só pra ver... Se isso realmente te chocasse você não ia querer ver, mas realmente não te atinge pois dioturnamente você é bombardeado com morte embalada, que não te faz mal algum, pois com certeza você não tem medo de ser atingido pelos tiros de um soldado americano no Iraque ou de seu pseudo-compatriota israelense em Gaza.

Tudo isso, faz com que seja normal quando saimos pelas ruas e vemos assassinatos, violência policial e toda sorte de mazelas....

Esses acontecimentos não se encaixam logicamente em um convivio social normal e assim sendo deveriam ter reflexos devastadores em uma sociedade.

Mas o que acontece é a resignação. A aceitação do maldito Fato Social. Uma auto-comiseração simbólica.


O que mais será necessário acontecer para que voltemos à nossa lucidez e voltemos a olhar pra nós e para os outros com o respeito que é inerente a uma espécie que se auto-denomina Homo sapiens sapiens (latim para homem duplamente sábio, homem racional)


Paulo desiderio

Nenhum comentário: